04 Apr 2017

Grupo Solvay apóia crescimento de mercados na AL com oferta inovadora de plásticos de engenharia em poliamida

GRUPO SOLVAY NA FEIPLASTIC: STAND B70

— Portfólio da área de negócios Plásticos de Engenharia atende às mais altas exigências dos mercados automotivo, elétrico e de bens industriais de consumo

— Empresa investe na ampliação de laboratório de Pesquisa, Inovação e Tecnologia de aplicações em plásticos de engenharia, em São Bernardo do Campo (SP)

São Paulo, 03 de abril de 2017 – O Grupo Solvay, que no Brasil também atua com a marca Rhodia, está investindo na ampliação do seu portfólio de plásticos de engenharia de alto de desempenho. O objetivo da empresa é reforçar sua participação de mercado na região da América Latina, atendendo os mercados de alta exigência tecnológica, tais como o automotivo elétrico e bens industriais de consumo.

TECHNYL® REDx: TECNOLOGIA DE DESEMPENHO TÉRMICO COM “MOLÉCULA INTELIGENTE”

Na área de Plásticos de Engenharia, na qual a empresa é líder no fornecimento para os mercados automotivo, elétrico e de bens industriais de consumo, além do portfólio de produtos sob a marca Technyl, uma das principais novidades é o lançamento no mercado regional da nova poliamida Technyl® REDx para peças de alta exigência térmica.

 

O novo material, que integra uma tecnologia única de auto-reforço de “moléculas inteligentes”, supera o desempenho dos polímeros especiais convencionais usados em sistemas de gestão térmica, sobretudo nos automóveis, cujos motores de nova geração, mais compactos, geraram um aumento das temperaturas e pressões. 

Resistência à tração do Technyl® RedX à temperatura ambiente e após

exposição ao calor a 200 ° C

Patenteada pela Solvay, a inovadora tecnologia do Technyl® REDx proporciona excelente processabilidade para o material.  O diferencial, no entanto, ocorre após a injeção: quando as peças são submetidas às rigorosas condições térmicas em serviço, interações físico-químicas entre as moléculas são ativadas, proporcionando notável aumento na resistência mecânica em relação ao patamar original de propriedades. 

Technyl® REDx pode ser processado a temperaturas de molde inferiores a 100°C, possibilitando uma operação simples e eficiente, com redução de custos de energia e ferramental. Testes de envelhecimento aplicados durante 3.000 horas a 220°C demonstraram elevada capacidade de retenção, além de ganho de mais de 50% na propriedade de tração, sem prejuízo à propriedade de alongamento na ruptura.

Charge Air Coolers are engine parts that benefit most from the performance attributes of Technyl® Red S.
Photo: Solvay

Tecnologia de ‘molécula inteligente’ faz com que o Technyl® RedX seja a 

solução ideal para charge air coolers (sistemas de arrefecimento do ar) altamente exigentes 

TECNOLOGIA SINTERLINE® COMBINADA COM MMI TECHNYL® DESIGN FORMA O FUTURO DAS PEÇAS AUTOMOTIVAS FUNCIONAIS IMPRESSAS EM 3D

A empresa também está fortalecendo sua oferta de Sinterline® Technyl® para a fabricação de peças funcionais com o MMI® Technyl® Design*. Beneficiando-se de uma experiência comprovada em tecnologias de injeção, esta plataforma de simulação preditiva oferece agora um avanço importante para a otimização dos projetos de peças técnicas impressas em 3D. 

Peças feitas a partir da poliamida Sinterline® Technyl® da Solvay

Pela primeira vez, a empresa aplicou a sua solução de simulação preditiva MMI Technyl® Design a uma peça automotiva funcional impressa em 3D com Sinterline®. Trata-se da bomba de admissão do inovador motor totalmente em plástico Polimotor 2, que tem como objetivo desenvolver um motor pesando de 63 a 67 kgs (138-148lbs), cerca de 40 kgs (90 libras) mais leve do que o motor padrão de produção atual, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de CO2.

Bomba de admissão do Polimotor 2 impressa em 3D usando Sinterline® Technyl® da Solvay

Gráfico indicador de falha que foi utilizado em projeto de simulação de autopeça utilizando MMI Technyl® 

* MMI Technyl® Design é um serviço avançado feito através do software Digimat™ da e-Xstream, empresa que pertence à MSC Company. 

TECHNYL® 4EARTH® PARA REDUZIR A PEGADA AMBIENTAL DE MATERIAIS DE ALTO DESEMPENHO

Outra novidade é Technyl® 4earth®, uma solução que oferece benefícios ambientais inovadores em comparação com a tradicional poliamida 6.6 (PA6.6). Esta inovação pioneira nasceu do processo patenteado pela empresa Move 4earth®, que transforma fontes estáveis de têxteis técnicos pós-industriais ou em fim de vida, como airbags automotivos, em plásticos de engenharia de primeira qualidade.  

A tecnologia exclusiva oferece novos produtos ecológicos com desempenho semelhante ao do tradicional Technyl®, reduzindo significativamente o impacto ambiental de peças de poliamida em um nível nunca atingido antes. A avaliação inicial da Solvay sobre o ciclo de vida completo da poliamida mostrou excelentes resultados: pegada de carbono reduzida em um quarto; consumo de recursos não renováveis pela metade; e o uso de água diminuiu em mais de dois terços em comparação com compostos tradicionais. 

  

Gráfico indica os ganhos ambientais com o uso de Technyl® 4earth® em comparação com a poliamid tradicional. 

INVESTIR EM EQUIPAMENTO DE ÚLTIMA GERAÇÃO PARA PERMANECER FORTE EM INOVAÇÃO

Comprometida com a liderança na oferta de serviços e soluções inovadoras em poliamida, a Solvay investiu no equipamento e no fortalecimento da infraestrutura de seu Laboratório de Pesquisa, Inovação e Tecnologia, localizado em São Bernardo do Campo. Essa ampliação aumentará a capacidade da Solvay de gerar mais valor para os clientes e alcançar novos negócios e mercados.   

Entre as mais recentes aquisições para o Laboratório está uma extrusora que permite o desenvolvimento de novas poliamidas Technyl®e a realização de análises scale up (escala de fábrica), eliminando etapas do antigo processo e reduzindo o time to market.  Com um processo de inovação local mais flexível, a Solvay oferece alternativas para atender às demandas específicas dos clientes.  

A Solvay também oferece suporte a clientes com uma gama completa de serviços técnicos projetados para acelerar o tempo de lançamento de novos aplicativos, desde a caracterização avançada de materiais até a validação de aplicativos.  

  

Laboratório de tecnologia de plásticos da Rhodia conta com extrusora de escala industrial para acelerar novas aplicações 

Marcos Curti, diretor para as Américas da unidade global de negócios PePol (Performance Polyamides) do Grupo Solvay, informa que a empresa tem trabalhado intensamente junto com os clientes em projetos para a expansão do uso de plásticos de engenharia em poliamida nos diversos mercados em que é utilizado esse material de alto desempenho.  

“Todos esses produtos e tecnologias que estamos apresentando na região – Technyl® REDx, Sinterline® Technyl® combinada com MMI Technyl® Design e Technyl® 4earth®, -, junto com a ampliação do laboratório, têm como objetivo apoiar esse crescimento na região”, afirma. 

Segundo Marcos Curti, a empresa integra o esforço conjunto da cadeia produtiva do setor de buscar mais produtividade e competitividade para os produtos fabricados no País. “Internamente, reforçamos os programas de excelência operacional e a introdução de inovações, sejam locais ou ‘importadas’ de outras unidades do Grupo no mundo, porque continuamos a acreditar no potencial do setor”, conclui. 

O desenvolvimento da cadeia de plásticos e de polímeros será tema de palestra especial sob o tema “Sustentabilidade e inovação – Ponto de vista da produção”, que Marcos Curti apresentará no dia 07 de abril, na Feiplastic.

Serviço: Grupo Solvay na Feiplastic 2017– stand B70

De 03 a 07 de abril de 2017 – das 11h00 às 20h00 – Expocenter Norte (SP)

Sobre o Grupo Solvay

A Solvay é uma empresa química de multi-especialidades, comprometida com o desenvolvimento da química que aborda os principais desafios da sociedade. A Solvay inova e faz parcerias com clientes em diversos mercados finais globais. Seus produtos e soluções são utilizados em aviões, carros, dispositivos inteligentes e médicos, baterias, na extração de minerais e petróleo, entre muitas outras aplicações que promovem a sustentabilidade. Seus materiais leves e avançados aumentam a mobilidade mais limpa, suas formulações otimizam o uso de recursos e seus produtos químicos de desempenho melhoram a qualidade do ar e da água. A Solvay tem sede em Bruxelas e emprega 27.000 pessoas em 58 países. As vendas líquidas pro forma foram de € 10,9 bilhões em 2016, em 90% de atividades nas quais a Solvay está entre as 3 maiores empresas do mundo. A Solvay SA (SOLB.BE) está cotada na Euronext Brussels e Paris (Bloomberg: SOLB: BB- Reuters: SOLB.BR) e nos Estados Unidos as suas acções (SOLVY) são transacionadas através de um programa ADR de nível 1. No Brasil, a Solvay também atua com a marca Rhodia.

Informações à imprensa:

Sobre o Grupo Solvay e a Rhodia no Brasil

Roberto Custódio – roberto@pexpress.com.br

Marcela de Paula – marcela@pexpress.com.br

Tel. (55 11) 3284 5164 ou cel. (55 11) 999 33 8148